Uma inflamação gengival pode estar associada a outras doenças do corpo, tais como diabetes, acidente vascular cerebral, artrite e problemas cardíacos.
- Associação com a Diabetes: Pesquisas recentes apontam que a doença gengival crônica severa (periodontite) está geralmente associada à diabetes e pode ser considerada uma de suas complicações crônicas. Além disso, pode interferir no controle do nível de glicose no sangue de diabéticos. Um estudo recente, envolvendo mais de 200 pacientes, analisou a relação entre a diabetes e a periodontite. Os resultados mostraram que os casos de diabetes apresentavam nível maior de periodontite em relação àqueles sem a enfermidade.
- Associação com Acidente vascular cerebral: Pesquisas recentes demonstram que o acidente vascular cerebral pode estar relacionado à doença gengival crônica severa (periodontite). Um estudo analisou a presença de placas arteriais (depósitos de gordura) em pacientes que apresentavam ou não periodontite. As pesquisas mostraram que os pacientes com periodontite possuíam quatro vezes mais depósitos de placa arterial em comparação com os outros que não apresentavam a doença.
- Associação com Artrite Reumatóide: A periodontite e a artrite reumatóide são muito similares; ambas têm a mesma natureza inflamatória e resultam na danificação ou perda de tecidos. Tem-se especulado que tais semelhanças podem gerar uma ligação entre as duas doenças, em que a periodontite possivelmente influenciaria a artrite reumatóide e vice-versa. Um estudo recente analisou o impacto do tratamento da periodontite na artrite reumatóide, medindo o nível de marcadores bioquímicos e clínicos em pacientes com ambas as doenças. Os resultados indicam que o tratamento da periodontite pode afetar os marcadores bioquímicos e clínicos da artrite reumatóide.
- Associação com Problemas Cardíacos: Pesquisas recentes indicam que a doença crônica gengival (periodontite) pode estar associada a problemas de coração (cardiovasculares). Acredita-se que as proteínas inflamatórias e as bactérias do tecido gengival adentram na corrente sangüínea e provocam efeitos diversos no sistema cardiovascular. Um estudo recente analisou a presença de bactérias conhecidas por causar doenças crônicas gengivais graves e por espessar as paredes dos vasos sangüíneos, o que comumente se observa em problemas cardíacos. Após analisar amostras de mais de 650 pacientes, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o maior espessamento dos vasos sangüíneos estava associado à presença das mesmas bactérias encontradas na placa bacteriana dentária, conhecidas por provocarem a periodontite.
Fale com seu dentista se você tem algum tipo de problema gengival e, se for o caso, quais os medicamentos você deve tomar. Seu dentista irá obter informações importantes sobre sua saúde e supervisionar o tratamento junto de seu médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário